sexta-feira, 25 de março de 2011

Sandy X Devassa: por que só criticar?

O objetivo não é gerar polêmica, com uma opinião contrária a da maioria das pessoas, mas fazer com que profissionais de diferentes ramos de atividades possam refletir sobre os pontos positivos da campanha publicitária da cerveja Devassa. Logo que a campanha passou a fazer parte das TVs, revistas, jornais, outdoors e outros meios de comunicação, começaram as infinitas críticas. Inúmeras faixas etárias, sexos, profissões, classes sociais e tipos de pessoas incansavelmente criticaram o fato de publicitários associarem a imagem da tão adorável e doce Sandy à cerveja Devassa, bebida intuitivamente destinada a pessoas “descoladas” e com um nome despudorado. Porém, desde o início, analisei inúmeros pontos positivos desta campanha.


Alarmou-me o fato de ver tantos opostos juntos: Sandy = marca devassa, cantora cheia de pudores = bebida alcoólica, criatura de tantos conceitos éticos= bebida amarga e para os mais descolados. Enfim, na minha avaliação, uma ação publicitária incrível faz com que todos parem de conversar e olhem para a criação. São muitos pontos positivos: despertou o olhar do público para o que é diferente, causando a curiosidade pela marca, o conhecimento mais profundo e, depois, o querer experimentar.


Hoje, profissionais completos e bem informados não rotulam produtos, trabalhos, cases e serviços. Um profissiona; com alta análise crítica; avalia, estuda, constata e, depois, pondera os pontos positivos e negativos. Existem pontos negativos, claro! Mas, o impacto inicial e os objetivos principais foram alcançados. Os senhores verão nos resultados de vendas!!!


Sem exceção, não há crítico que deixou de comentar e perceber a peça. Pessoas comuns debateram, expuseram suas opiniões, falaram da marca e, sobretudo, analisaram tal polêmica. Já ouvi apresentadores de TV falarem da marca, gratuitamente, em seus programas, como o Faustão há dois finais de semana. Inúmeras colunas abordaram o tema, conversas de bar falando do assunto, profissionais parando reuniões para emitirem suas opiniões, publicitários enlouquecidos analisando tal “problemática”, jovens espantados, fãs da cantora indagando sua conduta... e desta forma, não se fala em outra coisa: Cerveja Devassa! Será mesmo que os publicitários, criadores desta campanha, não conseguiram atingir seus objetivos? Talvez nem todos, mas muitos eu aposto que conseguiram!


Não sou publicitária, portanto, falo apenas como comunicadora e jornalista. Entre muitos objetivos de uma campanha, um dos maiores é fixar a marca, imagem e deixar o produto em evidência, a fim de aguçar a curiosidade de seu público alvo e, conseqüentemente, fazê-lo consumir aquilo que está sendo vislumbrado.


Todo publicitário tem que ter em mente que o produto trabalhado deve satisfazer de alguma forma as necessidades básicas de seu consumidor. Desta forma, o produto deverá atrair o consumidor final se estiver ligado a necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto-satisfação. Na minha opinião, a cerveja poderá atingir necessidades como soltar-se para divertir-se e beber para relaxar e alguns outros.... Portanto, o comercial da Devassa de alguma forma fará com que o público alvo queira consumir o produto. Além disso, a propaganda, por si só, deve despertar e criar desejo a seus espectadores. No entanto, públicos diversos poderão identificar-se com o “seu lado devassa” para, então, querer provar a cerveja. Já que “todo mundo tem seu lado Devassa”. Vejamos: Todos, sem exceção, olham para o comercial por tamanha polêmica e diferenças mostradas nos opostos: personagem versos produto. Posteriormente, a peça aguça de forma crescente a curiosidade de experimentar a cerveja. E em meio a isso tudo, a marca Devassa vai se fortalecendo. É pouco para se esperar de um comercial?


A propaganda surgiu principalmente para propagar um produto ou informação, ou seja fazer com que o maior número de pessoas, sendo elas a maioria o seu público alvo, tenha conhecimento daquilo que está sendo apresentado ou exposto.


Quais são os objetivos da propaganda? Informar que o produto existe, como e onde encontrá-lo e para que serve. É necessário persuadir o consumidor, através da emoção ou comparação, e fazê-lo preferir o produto do cliente, começando fazer com que ele experimente. É essencial permitir que a marca seja fixada na lembrança do público de interesse. Também é necessário constantemente fazer com que todos lembrem que o produto existe. De todos os objetivos comentados acima, não vejo algum que não esteja inserido no tão polêmico comercial da Devassa.
Após a criação, para o sucesso absoluto de uma peça publicitária, é necessário identificar de maneira criteriosa as inserções e a propagação deste anúncio, dentro dos meios de comunicação. A escolha das mídias foi preponderante para a rápida propagação da mensagem transmitida na peça. Foram selecionados veículos de grande mídia e os especializados de maior expressão; nas maiores redes de rádios, televisões, jornais, revistas e agências de notícia. A propagação desta notícia criou repercussão imediata, devido à velocidade e impacto formidáveis, atingindo públicos dirigidos e diferenciados.


O comercial pode ter sido ruim, a Sandy pode não ter tido a mínima desenvoltura para fazer parte do filme, sua imagem não identificará o público alvo principal; mas boa parte da população parou por algum momento para falar, analisar, rir e ver a propaganda. Isso tudo irá, a médio prazo, aguçar a criatividade das pessoas para experimentar a cerveja. Bastava estar na boca e na lembrança das pessoas. O publicitário conseguiu!! Ele é ruim? Faz parte da avaliação de cada um, pois os bons profissionais ponderam e não criticam 100% uma ação de marketing. Nesta área, não existe uma equação, onde os resultados são imutáveis, mas sim resultados positivos e negativos, que serão reflexos da complexidade humana.

Por Juliana Destro Facuri

4 comentários:

Jéssica disse...

Eu resumiria essa propaganda em apenas uma palavra: Provocador.

E indiferente da opinião dos diversos publicos, a questão é que a participação da Sandy, provocou.

Acredito ainda que sobretudo, este comercial tenha sido elaborado com o objetivo de atingir de forma mais abrangente o público feminino. Anteriormente, a Paris Hilton como garota propaganda da Devassa, serviu como identificação para as garotas mais despudoradas, porém causando uma certa diferença para os outros muitos gêneros de mulheres deste imenso Brasil. A imagem da Sandy na propaganda, juntamente com a frase muito bem feita "Todo mundo tem seu lado Devassa", levou as mulheres mais "comuns" a se identificarem com a marca... Levando à tona o tipo de pensamento: "Se até a BEATA da Sandy, dançando toscamente daquele jeito pode, por que não eu?"

Realmente, foi uma sacada muito boa dos publicitários, e causaram um grande frenesi, principalmente na mulherada, que até então não tinham ainda imaginado que poderiam mostrar seu lado "devassa" (muitas vezes só mostrado entre 4 paredes) bebendo inocementemente uma cerveja.

Há rumores de que a próxima "garota" propaganda da Devassa será a Adriadna do BBB 11. O público alvo dessa vez, não é muito difícil de se imaginar né?

De qualquer maneira, os publictários da cerveja Devassa utilizaram de forma épica uma receita mágica da época da vovó que sempre funciona: Polêmica. :)

DF Press disse...

é isso mesmo, Jé... talvez, num primeiro momento, a gente até pense.... "que horror, péssima peça", mas devemos analisar e, sobretudo, tentar enxergar os lados positivos e negativos. Concordo com você e gostei do comentário exposto. Obrigada pelo prestígio da presença...bj

Eloá disse...

Minha primeira reação ao ver o exemplo de menina perfeita da minha geração, se tornando a Garota Devassa, foi de repugnância! Como assim? A Sandy, tão pura, tão angelical, pegando posto que já foi da super Devassa Paria Hilton!
Chocada, fui confortada, e tive minha visão para um mundo estratégico, que mostra os enigmas do marketing e da publicidade em torno disso.
A propaganda “bombou”, os objetivos foram atingidos, e concordando ou não, todos paramos para ver a desenvoltura da Sandy que agora acumula títulos: cantora, compositora, escritora, garota propaganda de cerveja, musa de camarote e loira!
Só nos resta tirar o chapéu, e aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Unknown disse...

Acredito que os maiores publicitários que atuam no Brasil, estejam ou já estiveram envolvidos em projetos cujo foco é a cerveja.
Vi a Sandy cantar de Maria Chiquinha a dançar (ou tentar) de forma provocante. Realmente a presença dela trouxe um certo "quê" para a campanha, comentários bombando, discussões em botecos, salas de reuniões, blogs etc., ou seja, trouxe o nome da cerveja para estes lugares.
O apelo foi bom, mas até mesmo pelos comentários da pra se notar claramente que a campanha trouxe a tona o lado devassa da Sandy e não o produto, quem está realmente ganhando com isso é o coadjuvante e não a atriz principal.
Apreciadores desta bebida, não os “bebuns”, fazem a seguinte pergunta, a Sandy bebe cerveja?
Em que momento é citado que a cerveja tem alguma qualidade? Se no primeiro momento quando a Paris Hilton foi a garota propaganda, teve-se a idéia de conquistar as despudoradas, não aonteceu, agora com a Sandy pode trazer seu nome à tona nas mesas de bares, mas com certeza não irá emplacar. O porquê disso, pura e simplesmente pela qualidade da cerveja, o apelo a meu ver deveria ser voltado para o sabor e a qualidade da mesma, o que não aconteceu em momento algum.
Tomo por base as grandes marcas Brasileiras, a Brahma, a Skol, a Antártica, a própria Schincariol que se eu não me engano é detentora da marca Devassa, não utilizam este apelo mais, existem mulherões nestas campanhas sim, mas não são mais estrelas, são coadjuvantes. A paixão pela bebida é a prova mais cabal disso tudo, amigos saltando sem para quedas para salvar a bebida, o sambista que tem como paixão a bebida e que transcende gerações com a mesma marca, todos sabem de quem estou falando, a cerveja que virou cervejão que são consumidas pelos amigões que jogam baralhão enquanto seus mulherões fazem compras com seus cartões. Tem mais uma que estava me esquecendo, quem não ri quando vê o cara de sunga de crochê, blazer verde, pochete e óculos new wave ao som de Beto Barbosa?
O foco em conquistar o consumidor de forma geral não está errado, a forma em que está sendo realizada esta campanha é que está errada, acredito eu, a meu ver é despertado no publico a vontade conhecer o lado devassa da Sandy e não a cerveja Devassa.
Olha só, não sou publicitário, não tenho a menor vocação pra tal, sou engenheiro, porém, como consumidor e apreciador, esta é a opinião que tenho sobre a campanha.
Obs.: Já aprovei e reprovei, pelo menos para o meu paladar não dá, não quer dizer que a cerveja não seja boa, pelo menos o meu paladar ela não agradou.
Fernando Zane

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A DFpress é uma empresa de comunicação corporativa, com foco em assessoria de imprensa. Ela é dirigida pela jornalista Juliana Destro Facuri, formada pelas Faculdades Integradas de São Paulo – FISP – FMU. No mercado há 16 anos, dirige todos os trabalhos e coordena minuciosamente os projetos e estratégias aplicadas. Trabalhou em agências com níveis de excelência reconhecidos pelo mercado, gerenciando a comunicação de grandes empresas nacionais e multinacionais. Foi responsável pela criação de departamentos de comunicação em diversas organizações. Atuou como repórter de jornais e free lancer de revistas (O Estado de S. Paulo / Jornal da Tarde / Guia de Fornecedores da Construção, Revista Consulte Arte & Decoração / Revista Mão na Massa e Revista Construlista). Antes de fundar a Dfpress, na cidade de Jundiaí, atuava como assessora de imprensa em São Paulo, atendendo destacadas empresas, como Walt Disney Company, All Star, Josapar, Laticínios Milenium e outras.

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