segunda-feira, 17 de maio de 2010

Profissionais Liberais: Cresçam e apareçam!!

Profissionais liberais ainda enfrentam um dilema: é preciso se enquadrar ao mundo virtual, criando um site, uma logomarca e alimentar seus clientes e parceiros de informações? Home page não é só para empresas e grandes companhias? Como sei se eu preciso desta visibilidade? Não entrarei no comum e terei minha imagem banalizada?

Com todas essas perguntas, os mais modernos profissionais devem estar lendo e se questionando: Ainda existem pessoas com esta dúvida? O pior é que existe. Esta semana mesmo, fui a uma consulta e passei com um médico extremamente conceituado na cidade onde moro e ele espera o “boca-a-boca” para conquistar mais pacientes. Mal sabe ele que o boca a boca hoje em dia e a troca de informações são feitos através de e-mail, Twitter, Facebook, Orkut, Blogs e outros meios novos de comunicação. Informação hoje é sinônimo de Google. Eu mesma antes de ir à consulta recorri aos sites de busca e fiquei surpresa por não ver o nome do médico lá. Achei estranho, mas a fonte que havia me indicado o profissional era extremamente confiável. Só por isso eu fui!!

Por que será que é tão difícil entender a importância da internet na vida atua?l! O profissional liberal precisa “se vender” e a melhor forma para isso é estar exposto, apresentando seus serviços e mostrando às pessoas as soluções de seus trabalhos. Advogados, médicos e dentistas já têm de enfrentar épocas de bonança e, por vezes, de crise. Nada é regular, sendo que um mês possui inúmeros clientes / pacientes e outro não possui mais. A palavra de ordem é COMUNICAR, que vem atrelada a resgatar, informar, contar, chamar, dividir, compartilhar, buscar e alguns outros verbos que não podem ser esquecidos nos dias de hoje.

Há cerca de um mês li uma matéria na Folha de S. Paulo que informava que profissionais de uma padaria avisa seus clientes o horário que sai o “pãozinho quente”. Sabe como essa notícia chega ao consumidor: através do Twitter!!!! Acreditem se quiser!! Funciona? Claro! No Brasil e no mundo quantos bilhões de “twiteiros” existem e são visitantes assíduos do site tão comentado na atualidade.

Ninguém mais sai de casa para conversar com uma pessoa sem antes digitar o nome dela no WWW.google.com.br. Até os mais ingênuos fazem isso. O mundo mudou, se atualizou e os profissionais que não se enquadrarem nesta verdadeira rede chamada web ficarão assistindo a novela das 20h e não participarão de mais nenhum círculo de conversas.

Utilizar ao máximo todos os recursos que a comunicação hoje lhes oferece é buscar oportunidades e não se deixar ultrapassar em meio a uma concorrência acirrada. Falo de redes sociais, divulgação em veículos de comunicação (através de anúncios ou assessoria de imprensa), posts no Twitter, perfil no Facebook, artigos em blogs e várias outras oportunidades indispensáveis nos tempos modernos.

Vamos tentar?

Quem sou eu

Minha foto
A DFpress é uma empresa de comunicação corporativa, com foco em assessoria de imprensa. Ela é dirigida pela jornalista Juliana Destro Facuri, formada pelas Faculdades Integradas de São Paulo – FISP – FMU. No mercado há 16 anos, dirige todos os trabalhos e coordena minuciosamente os projetos e estratégias aplicadas. Trabalhou em agências com níveis de excelência reconhecidos pelo mercado, gerenciando a comunicação de grandes empresas nacionais e multinacionais. Foi responsável pela criação de departamentos de comunicação em diversas organizações. Atuou como repórter de jornais e free lancer de revistas (O Estado de S. Paulo / Jornal da Tarde / Guia de Fornecedores da Construção, Revista Consulte Arte & Decoração / Revista Mão na Massa e Revista Construlista). Antes de fundar a Dfpress, na cidade de Jundiaí, atuava como assessora de imprensa em São Paulo, atendendo destacadas empresas, como Walt Disney Company, All Star, Josapar, Laticínios Milenium e outras.

Seguidores