Alguns antigos empresários e executivos continuam pensando que se produzirem ou oferecerem produtos ou serviços de excelente qualidade irão ganhar o mercado e, ainda, serem líderes no segmento ao qual atuam.
Antigamente, ter um bom produto e oferecer um excelente serviço era sinônimo de sucesso. Hoje, o universo corporativo vai muito além disso! O mercado exige muito mais do que o “bom, bonito e barato”. As estratégias de comunicação das empresas estão cada vez mais ousadas e atuantes. Os concorrentes estão cada dia mais fortes no segmento e criando diferenciais competitivos. Por isso a necessidade de se fazer a “comunicação corporativa” e usar seus artifícios.
Hoje, a imagem da empresa é extremamente importante. O consumidor deve ser apaixonado pela organização. São analisados pontos como a ligação da empresa com a responsabilidade social e ecológica e outras ações desse tipo.
Empresários a fim de fidelizar a sua fatia de mercado precisam pensar em ações estratégicas e muito bem planejadas para mostrar freqüentemente aos consumidores o seu potencial mercadológico. Não basta dizer uma vez ao consumidor que o seu produto é o melhor. É necessário mostrar argumentos o tempo todo e fazer com que o próprio consumidor acredite no seu produto ou serviço. Uma única ação de marketing e mídia, movimentos isolados, de fortalecimento da imagem, faz com que seu nome caia no esquecimento e os tantos novos concorrentes te “atropelem”.
O seu cliente, ou público alvo de sua empresa, está cada vez mais informado e inteligente. Há rádio, canais de TV abertos e fechados – a cabo-, internet, jornais, revistas e ainda redes sociais (orkut, twitter, Facebook e outros). É praticamente impossível hoje induzir o consumidor. Ele tem muitas informações. Não o subestime.
Definitivamente, o mercado está exigente. Ele aceita somente os melhores e os mais sagazes. Executivos com aquela cabeça de vinte anos atrás sobrevive por pouco tempo no mundo corporativo.
Empresas implantam departamentos de comunicação e marketing, com o intuito de utilizarem todos os recursos e ferramentas da comunicação corporativa: assessoria de imprensa, relações públicas, comunicação interna, conteúdo para web sites, media training, gerenciamento de crises e outros.
Não é apenas a comunicação externa que ganhou nova face, mas a interna também. Há alguns anos, dentro de uma organização, os diretores e proprietários comandavam. Era uma política hierarquizada, onde o de maior poder mandava no restante. Hoje, se enxergou que todos os setores e departamentos possuem profissionais capazes de acrescentar à organização. Portanto, todos passaram a ser ouvidos. Além disso, a comunicação interna passou a motivar os funcionários e fazer com que todos busquem o mesmo objetivo.
Salve-se quem puder!!! Vamos pensar, comunicar, interagir, ouvir, buscar, mostrar e pensar. A imagem de sua empresa é tudo. Utilize a sua imagem a seu favor!
Por Juliana Destro Facuri
jornalista
MTB 57.348/SP
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
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Quem sou eu
- DF Press
- A DFpress é uma empresa de comunicação corporativa, com foco em assessoria de imprensa. Ela é dirigida pela jornalista Juliana Destro Facuri, formada pelas Faculdades Integradas de São Paulo – FISP – FMU. No mercado há 16 anos, dirige todos os trabalhos e coordena minuciosamente os projetos e estratégias aplicadas. Trabalhou em agências com níveis de excelência reconhecidos pelo mercado, gerenciando a comunicação de grandes empresas nacionais e multinacionais. Foi responsável pela criação de departamentos de comunicação em diversas organizações. Atuou como repórter de jornais e free lancer de revistas (O Estado de S. Paulo / Jornal da Tarde / Guia de Fornecedores da Construção, Revista Consulte Arte & Decoração / Revista Mão na Massa e Revista Construlista). Antes de fundar a Dfpress, na cidade de Jundiaí, atuava como assessora de imprensa em São Paulo, atendendo destacadas empresas, como Walt Disney Company, All Star, Josapar, Laticínios Milenium e outras.
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