Existem inúmeras feiras e eventos internacionais altamente conhecidos no Brasil e, inclusive, muito requisitados por pessoas de diferentes mercados. Muitos profissionais incluem, em seu planejamento anual, viagens e presenças em eventos internacionais, cujo foco tenha relação direta com seu trabalho e setor. Mas, para esse tipo de informação chegar a esses profissionais é preciso que se divulgue o evento e transmita o máximo de informações ao público alvo em determinados Países, com uma atuação estratégica direcionada e bem executada.
Organizadores de eventos internacionais ainda almejam terem seus eventos conhecidos no Brasil, na tentativa de atrair parceiros e visitantes brasileiros, porém, não fazem nada para conquistar tal fatia. Alguns divulgam sites de eventos internacionais, porém, com escrita em outra língua e foco profissional sem relação com a nossa realidade. Como melhorar isso? Como divulgar o seu evento no Brasil? Como atrair os brasileiros à sua feira? Analise, reflita, consulte e aplique. Aliás, hoje as informações estão em todos os locais e disseminadas nos mínimos detalhes, portanto, vamos planejar para atrair.
O ideal é trabalhar a informação de um evento um ano antes que ele aconteça, transmitindo os dados na língua de origem do País e com o máximo de detalhes do evento e do setor, trazendo as novidades que serão apresentadas durante os dias de feira. Presenças ilustres também devem ser mencionadas como estratégias organizacionais. Além disso, é necessário que se crie um material institucional ao País que pretendemos atrair público, com características que estejam de acordo com o local de divulgação. É imprescindível dispor de um web site amplamente alimentado de informações; com dados do setor, abordagens da imprensa local e lançamentos sobre o segmento e mercado.
Não adianta soltar algumas informações, às vezes “mal” traduzidas, anunciar em alguns veículos de comunicação do setor e esperar que um patrocinador brasileiro caia em seu colo, além de esperar atrair milhares de visitantes de nosso País ou de qualquer outro local desejado. Ações de assessoria de imprensa, publicidade, relações públicas e marketing são muito bem vindas a um projeto arrojado. Convidar formadores de opinião ao evento, “cavar” notícias em forma de mídia espontânea, anunciar em veículos previamente estudados, criar formas de exposição da marca no País e outras ações são primordiais para a boa aceitação e crescimento do evento internacional. É um desafio e tanto, mas se conquistado tende a render muito dinheiro e nome. Temos exemplos de feiras que são referências no mundo, porém, não citarei para não comprometer e nem beneficiar empresas.
Não é de um dia para o outro que um evento torna-se referencia mundial em um setor e que atrai milhões de públicos de inúmeros Países do mundo. Basta pesquisar as maiores feiras do mundo e verificar de que modo ela buscou sua atuação em cada País. A execução é ampla, a atuação repleta e o trabalho é árduo! Basta planejar.
Por Juliana Destro
Organizadores de eventos internacionais ainda almejam terem seus eventos conhecidos no Brasil, na tentativa de atrair parceiros e visitantes brasileiros, porém, não fazem nada para conquistar tal fatia. Alguns divulgam sites de eventos internacionais, porém, com escrita em outra língua e foco profissional sem relação com a nossa realidade. Como melhorar isso? Como divulgar o seu evento no Brasil? Como atrair os brasileiros à sua feira? Analise, reflita, consulte e aplique. Aliás, hoje as informações estão em todos os locais e disseminadas nos mínimos detalhes, portanto, vamos planejar para atrair.
O ideal é trabalhar a informação de um evento um ano antes que ele aconteça, transmitindo os dados na língua de origem do País e com o máximo de detalhes do evento e do setor, trazendo as novidades que serão apresentadas durante os dias de feira. Presenças ilustres também devem ser mencionadas como estratégias organizacionais. Além disso, é necessário que se crie um material institucional ao País que pretendemos atrair público, com características que estejam de acordo com o local de divulgação. É imprescindível dispor de um web site amplamente alimentado de informações; com dados do setor, abordagens da imprensa local e lançamentos sobre o segmento e mercado.
Não adianta soltar algumas informações, às vezes “mal” traduzidas, anunciar em alguns veículos de comunicação do setor e esperar que um patrocinador brasileiro caia em seu colo, além de esperar atrair milhares de visitantes de nosso País ou de qualquer outro local desejado. Ações de assessoria de imprensa, publicidade, relações públicas e marketing são muito bem vindas a um projeto arrojado. Convidar formadores de opinião ao evento, “cavar” notícias em forma de mídia espontânea, anunciar em veículos previamente estudados, criar formas de exposição da marca no País e outras ações são primordiais para a boa aceitação e crescimento do evento internacional. É um desafio e tanto, mas se conquistado tende a render muito dinheiro e nome. Temos exemplos de feiras que são referências no mundo, porém, não citarei para não comprometer e nem beneficiar empresas.
Não é de um dia para o outro que um evento torna-se referencia mundial em um setor e que atrai milhões de públicos de inúmeros Países do mundo. Basta pesquisar as maiores feiras do mundo e verificar de que modo ela buscou sua atuação em cada País. A execução é ampla, a atuação repleta e o trabalho é árduo! Basta planejar.
Por Juliana Destro