quarta-feira, 28 de julho de 2010

Assessoria de Imprensa: Um trabalho árduo rumo a visibilidade e fama

Com este texto, quero mostrar para profissionais o quanto um trabalho de assessoria de imprensa é árduo e complexo. Mas, é a forma mais positiva de se atribuir fama e sucesso a uma empresa, produto, serviço, organização ou pessoa.

O trabalho bem feito de assessoria de imprensa requer um tempo diário a ser dedicado a cada cliente, pois é necessário ler veículos das editorias de interesse, criar pautas específicas, gerais, institucionais e exclusivas. O ideal é criar textos de diferentes focos. Também é preciso elaborar mailings, separar veículos e começar passar conteúdo de mídia a mídia. Hoje em dia não adianta mais passar um único texto para todas as redações de interesse. Os contatos com redações têm de ser assíduos, através de troca de e-mails, telefonemas, visitas, etc. Além disso, é necessário traçar inúmeras estratégias semanais para determinar os assuntos pertinentes a cada veículo de comunicação.

Depois de um trabalho intenso, nem todos os meios de comunicação aceitam as sugestões de pautas propostas pela empresa de assessoria de imprensa. Aí que vem a perspicácia do assessor de utilizar outros recursos e abusar da inteligência para propor o conteúdo de seu contratante em um outro formato. Criar idéias de pautas, matérias e quadros diferenciados e estar em constante contato com jornalistas de redações em troca de um espaço para o cliente.

O bom assessor de imprensa precisa conhecer todos os veículos que tenham referência ou que sejam interessantes para a visibilidade de seu cliente. Se não conhecem, precisam começar uma grande busca e muita leitura em prol do conhecimento. Esse é um dos pontos que mais me fascinam nesta área: conhecer veículos diferentes sempre, falar de diferentes assuntos o tempo todo, conhecer e pesquisar sobre tudo.

Somente um trabalho árduo, diário e contínuo pode oferecer resultados extremamente significativos de publicações aos clientes. Antes de contratar uma assessoria de imprensa é necessário verificar se todo este empenho será atribuído à sua empresa. Por isso deve existir a confiança no seu assessor.

Além disso, é essencial para um bom trabalho a contratação de um mailing de qualidade. Todos esses atributos que citei no artigo vão agregando ao trabalho e a somatória de uma prestação de serviços de qualidade gera publicações excelentes ao cliente final. Claro que fazer assessoria de imprensa é muito mais do que isso que está aqui descrito, incluindo clippings, acompanhamento de listagem de pautas das redações, contatos constantes e relações públicas.....e muitos outros. Mas, eu teria que escrever um livro para explicar exatamente o trabalho realizado. Nesta “pincelada” acredito que dê para você acompanhar o trabalho de sua empresa de assessoria de imprensa.

Por Juliana Destro Facuri

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
A DFpress é uma empresa de comunicação corporativa, com foco em assessoria de imprensa. Ela é dirigida pela jornalista Juliana Destro Facuri, formada pelas Faculdades Integradas de São Paulo – FISP – FMU. No mercado há 16 anos, dirige todos os trabalhos e coordena minuciosamente os projetos e estratégias aplicadas. Trabalhou em agências com níveis de excelência reconhecidos pelo mercado, gerenciando a comunicação de grandes empresas nacionais e multinacionais. Foi responsável pela criação de departamentos de comunicação em diversas organizações. Atuou como repórter de jornais e free lancer de revistas (O Estado de S. Paulo / Jornal da Tarde / Guia de Fornecedores da Construção, Revista Consulte Arte & Decoração / Revista Mão na Massa e Revista Construlista). Antes de fundar a Dfpress, na cidade de Jundiaí, atuava como assessora de imprensa em São Paulo, atendendo destacadas empresas, como Walt Disney Company, All Star, Josapar, Laticínios Milenium e outras.

Seguidores