quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A importância de se divulgar....sempre!!

Muitos empresários no Brasil já sabem que não adianta investir um ou dois anos em marketing, para engrandecer a imagem da empresa, e depois “dar um tempo” por terem outras prioridades. O consumidor está cada vez mais exigente. Tem de se falar o tempo todo para as pessoas o quão seu produto ou serviço é importante para o mercado, além de ressaltar suas qualidades. A Coca Cola Company, por exemplo, investe mais a cada ano em marketing, a fim de manter sua imagem positiva e até melhorá-la para alguns consumidores. A verba que a empresa destinou, em 2009, para marketing e propaganda foi de R$ 1,75 bilhão somente no Brasil. Ainda há quem diga “Para que a Coca Cola precisa divulgar seu produto se já é tão conhecida?”.

Explico quantas vezes forem necessárias: As empresas que não tornarem-se vistas não permanecerão no mercado. O consumidor não pode somente ser convencido, mas também precisa ser lembrado o tempo todo. Há inúmeros concorrentes tentando seu espaço no setor em que atua, com campanhas, ações, promoções e grandes “sacadas”. A empresa que estiver de fora das divulgações irão durar pouco nessa briga, onde somente os grandes e fortes sobrevivem. Os grandes que eu digo não são empresas enormes e com altos índices de faturamento, mas sim organizações de qualquer tamanho que possuem empresários e executivos que pensam grande.

Cursos de pós graduação e MBA, que estão sendo cada vez mais exigidos e procurados, têm reforçado a importância da visibilidade no contexto mercadológico. Empresários que passam por reciclagens e que estão conhecendo o perfil do mercado brasileiro de hoje têm corrido atrás de inúmeras maneiras de se sobressair.

É claro que ninguém vai gastar o que não tem. Existem inúmeras formas de entrar para a mídia com investimentos pequenos. A assessoria de imprensa, por exemplo, é uma forma de pagar menos e ter uma visibilidade ampla, em inúmeros veículos de comunicação. Existem também formas de elaborar um plano de anúncios de acordo com as possibilidades financeiras da empresa. O sucesso do trabalho de marketing irá depender de uma consultoria honesta e positiva de comunicação, de acordo com as reais necessidades da organização, e também da visão do empresário.

Tem de haver uma forma de equilibrar os investimentos e colher os frutos necessários. Ousar é importante, mas arriscar é perigoso. Ninguém pode gastar o que não tem, por isso falo em formas alternativas de se investir na divulgação e aparição de sua corporação. Os resultados deste investimento serão nitidamente vistos e poderão ser analisados pelos profissionais da empresa.

Vejo que muitas empresas investem cada mês em uma ação diferente, sem o mínimo planejamento. Investem em patrocínio, sem divulgar sua aparição. Trocam ou lançam um produto, sem ressaltar suas qualidades e o porquê das mudanças. O consumidor que é informado pela metade, ou que vê a sua marca mas não o conhece profundamente, fica atordoado com a informação e não a assimila. Por que? Por tantas informações que hoje o bombardeiam (internet, TV, TV a cabo, rádio, redes de relacionamento e outros). Informar da maneira correta é importante e ter um plano de comunicação traçado a fim de conquistar o público alvo só traz benefícios às empresas e aos colaboradores que nela atuam.

Por Juliana Destro Facuri
jornalista e diretora executiva da DFpress Comunicação Corporativa

Um comentário:

Unknown disse...

Achei muito interessante o artigo. Especialmente no que diz respeito a convencer os consumidores. A geração de consumidores desta era em que vivemos torna-se cada vez mais exigente (os chamados consumidores inteligentes), mais do que design e preço, interessam-se em saber a procedência dos produtos, se estes foram gerados respeitando as leis de desenvolvimento sustentável, se a organização apóia algum tipo de trabalho social ou projetos ambientais. Portanto tão importante quanto fazer é tornar visíveis estas ações. Muitas vezes a companhia possui obras sociais em andamento porém não divulga, e então quando o cliente se vê em dúvida entre dois fabricantes opta por aquele que, de certa forma, reverterá parte de seus lucros para ajudar ao próximo, e este sentimento de solidariedade está cada vez mais aguçado pelas grandes campanhas de arrecadação realizadas pelas emissoras televisivas brasileiras (praticamente todas possuem alguma, e estas servem de vitrine para as empresas que as apóiam). Esta invasão de novas marcas e produtos é saudável porque estimula a competitividade onde só sobrevivem os melhores, e isto realmente independe de campanhas milionárias, pois muitas das mais lembradas não envolveram comerciais com estruturas cinematográficas ou exageros de investimento, mas sim as sacadas que você mencionou, que o digam os jingles de velhos comerciais lembrados até hoje, ou aquela imagem que disse muito mais do que palavras e que quando vemos nos remetem ao produto, muitos que já nem existem mais. Diante do turbilhão de informações que absorvemos diariamente, muitas são incompletas, como você disse, ou não trazem em sua essência informações relevantes.

A importância do marketing para a criação desta visibilidade mercadológica é imprescindível. O Brasil é constantemente lembrado pela memória curta de seus habitantes, o que intensifica ainda mais esta necessidade de marketing contínuo. Bons produtos somados a boas idéias de divulgação rendem, sem dúvida, uma fatia maior do mercado.

Parabéns pelo artigo.

Quem sou eu

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A DFpress é uma empresa de comunicação corporativa, com foco em assessoria de imprensa. Ela é dirigida pela jornalista Juliana Destro Facuri, formada pelas Faculdades Integradas de São Paulo – FISP – FMU. No mercado há 16 anos, dirige todos os trabalhos e coordena minuciosamente os projetos e estratégias aplicadas. Trabalhou em agências com níveis de excelência reconhecidos pelo mercado, gerenciando a comunicação de grandes empresas nacionais e multinacionais. Foi responsável pela criação de departamentos de comunicação em diversas organizações. Atuou como repórter de jornais e free lancer de revistas (O Estado de S. Paulo / Jornal da Tarde / Guia de Fornecedores da Construção, Revista Consulte Arte & Decoração / Revista Mão na Massa e Revista Construlista). Antes de fundar a Dfpress, na cidade de Jundiaí, atuava como assessora de imprensa em São Paulo, atendendo destacadas empresas, como Walt Disney Company, All Star, Josapar, Laticínios Milenium e outras.

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