quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Importância de Trabalhar com Foco nas Editorias

Muitas vezes, quando trabalhamos com assessoria de imprensa, desenvolvemos releases bem elaborados e argumentados para os clientes, selecionamos os melhores mailings, sabemos que contamos com uma solução interessantíssima para o mercado, mas mesmo assim não obtemos respostas por parte da imprensa. Como captar o interesse do jornalista? Como fazer com que o seu e-mail, dentre outros milhares que ele provavelmente deve receber por dia, possua um diferencial? Trabalhando com foco. Elaborando releases determinados para regiões, editorias, veículos de informação e até mesmo jornalistas específicos.

Se a linha editorial de um jornalista pro outro já varia muito, o que dizer de um veículo de informação ou até mesmo de uma editoria? Muitos que trabalham com assessoria de imprensa desenvolvem releases gerais, enviam para os seus mailings e esperam obter respostas de publicações totalmente diferentes. De Carta Capital a Globo Rural, de Pequenas Empresas, Grandes Negócios até o Estado de S. Paulo. No entanto, é necessário buscar um foco nessa divulgação, para atingir de maneira mais concentrada o jornalista alvo.

Um mesmo produto pode servir de assunto para editorias tanto de agricultura quanto de engenharia, tanto de educação quanto de tecnologia. No entanto, é necessário saber focar e construir os releases focados para cada uma dessas editorias. Se você for escrever um release a respeito de um produto que engloba engenharia e agricultura, os argumentos utilizados para chamar a atenção do leitor interessado em engenharia e do leitor interessado em agricultura serão diferentes. Tanto a linguagem, quanto a abordagem, os termos técnicos, tudo isso varia de setor pra setor, de região para região.

Muitas vezes, por exemplo, é interessante tratar dos diferentes benefícios que o mesmo produto pode trazer para regiões diferentes. Talvez ele seja útil por um motivo x no sudeste e por outro motivo y na região nordeste. Dessa maneira, o jornalista que tiver sua caixa de entrada inundada por sugestões de pauta, poderá selecionar entre elas aquelas que mais adequarem seu trabalho e assim o serviço da assessoria de imprensa poderá ser realizado com maior eficiência.

Até mesmo revistas que possuem um formato semelhante, são dotadas de linhas editoriais bem diferentes. A abordagem que a Veja dá para um assunto é totalmente diferente que a Carta Capital daria. A abordagem da Folha e do Estado muitas vezes se apresenta contraditória, com pontos de vista e ângulos totalmente opostos sobre um mesmo assunto.

É necessário conhecer os mailings para quem você está enviando e desse modo elaborar uma matéria sedutora para o jornalista e garantir assim um maior feedback por parte da imprensa.

Por Fábio Visnadi

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A DFpress é uma empresa de comunicação corporativa, com foco em assessoria de imprensa. Ela é dirigida pela jornalista Juliana Destro Facuri, formada pelas Faculdades Integradas de São Paulo – FISP – FMU. No mercado há 16 anos, dirige todos os trabalhos e coordena minuciosamente os projetos e estratégias aplicadas. Trabalhou em agências com níveis de excelência reconhecidos pelo mercado, gerenciando a comunicação de grandes empresas nacionais e multinacionais. Foi responsável pela criação de departamentos de comunicação em diversas organizações. Atuou como repórter de jornais e free lancer de revistas (O Estado de S. Paulo / Jornal da Tarde / Guia de Fornecedores da Construção, Revista Consulte Arte & Decoração / Revista Mão na Massa e Revista Construlista). Antes de fundar a Dfpress, na cidade de Jundiaí, atuava como assessora de imprensa em São Paulo, atendendo destacadas empresas, como Walt Disney Company, All Star, Josapar, Laticínios Milenium e outras.

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