Muitas vezes, quando trabalhamos com assessoria de imprensa, desenvolvemos releases bem elaborados e argumentados para os clientes, selecionamos os melhores mailings, sabemos que contamos com uma solução interessantíssima para o mercado, mas mesmo assim não obtemos respostas por parte da imprensa. Como captar o interesse do jornalista? Como fazer com que o seu e-mail, dentre outros milhares que ele provavelmente deve receber por dia, possua um diferencial? Trabalhando com foco. Elaborando releases determinados para regiões, editorias, veículos de informação e até mesmo jornalistas específicos.
Se a linha editorial de um jornalista pro outro já varia muito, o que dizer de um veículo de informação ou até mesmo de uma editoria? Muitos que trabalham com assessoria de imprensa desenvolvem releases gerais, enviam para os seus mailings e esperam obter respostas de publicações totalmente diferentes. De Carta Capital a Globo Rural, de Pequenas Empresas, Grandes Negócios até o Estado de S. Paulo. No entanto, é necessário buscar um foco nessa divulgação, para atingir de maneira mais concentrada o jornalista alvo.
Um mesmo produto pode servir de assunto para editorias tanto de agricultura quanto de engenharia, tanto de educação quanto de tecnologia. No entanto, é necessário saber focar e construir os releases focados para cada uma dessas editorias. Se você for escrever um release a respeito de um produto que engloba engenharia e agricultura, os argumentos utilizados para chamar a atenção do leitor interessado em engenharia e do leitor interessado em agricultura serão diferentes. Tanto a linguagem, quanto a abordagem, os termos técnicos, tudo isso varia de setor pra setor, de região para região.
Muitas vezes, por exemplo, é interessante tratar dos diferentes benefícios que o mesmo produto pode trazer para regiões diferentes. Talvez ele seja útil por um motivo x no sudeste e por outro motivo y na região nordeste. Dessa maneira, o jornalista que tiver sua caixa de entrada inundada por sugestões de pauta, poderá selecionar entre elas aquelas que mais adequarem seu trabalho e assim o serviço da assessoria de imprensa poderá ser realizado com maior eficiência.
Até mesmo revistas que possuem um formato semelhante, são dotadas de linhas editoriais bem diferentes. A abordagem que a Veja dá para um assunto é totalmente diferente que a Carta Capital daria. A abordagem da Folha e do Estado muitas vezes se apresenta contraditória, com pontos de vista e ângulos totalmente opostos sobre um mesmo assunto.
É necessário conhecer os mailings para quem você está enviando e desse modo elaborar uma matéria sedutora para o jornalista e garantir assim um maior feedback por parte da imprensa.
Por Fábio Visnadi
Se a linha editorial de um jornalista pro outro já varia muito, o que dizer de um veículo de informação ou até mesmo de uma editoria? Muitos que trabalham com assessoria de imprensa desenvolvem releases gerais, enviam para os seus mailings e esperam obter respostas de publicações totalmente diferentes. De Carta Capital a Globo Rural, de Pequenas Empresas, Grandes Negócios até o Estado de S. Paulo. No entanto, é necessário buscar um foco nessa divulgação, para atingir de maneira mais concentrada o jornalista alvo.
Um mesmo produto pode servir de assunto para editorias tanto de agricultura quanto de engenharia, tanto de educação quanto de tecnologia. No entanto, é necessário saber focar e construir os releases focados para cada uma dessas editorias. Se você for escrever um release a respeito de um produto que engloba engenharia e agricultura, os argumentos utilizados para chamar a atenção do leitor interessado em engenharia e do leitor interessado em agricultura serão diferentes. Tanto a linguagem, quanto a abordagem, os termos técnicos, tudo isso varia de setor pra setor, de região para região.
Muitas vezes, por exemplo, é interessante tratar dos diferentes benefícios que o mesmo produto pode trazer para regiões diferentes. Talvez ele seja útil por um motivo x no sudeste e por outro motivo y na região nordeste. Dessa maneira, o jornalista que tiver sua caixa de entrada inundada por sugestões de pauta, poderá selecionar entre elas aquelas que mais adequarem seu trabalho e assim o serviço da assessoria de imprensa poderá ser realizado com maior eficiência.
Até mesmo revistas que possuem um formato semelhante, são dotadas de linhas editoriais bem diferentes. A abordagem que a Veja dá para um assunto é totalmente diferente que a Carta Capital daria. A abordagem da Folha e do Estado muitas vezes se apresenta contraditória, com pontos de vista e ângulos totalmente opostos sobre um mesmo assunto.
É necessário conhecer os mailings para quem você está enviando e desse modo elaborar uma matéria sedutora para o jornalista e garantir assim um maior feedback por parte da imprensa.
Por Fábio Visnadi
Nenhum comentário:
Postar um comentário