domingo, 30 de maio de 2010

O ASSUNTO É COPA DO MUNDO

A cada três e-mails recebidos no Brasil hoje, pelo menos um tem como assunto principal a copa do mundo. Será que é por que faltam poucos dias para o segundo maior evento esportivo do mundo ou por que os brasileiros são apaixonados por futebol? Ambas as respostas refletem que o tema está na boca de homens, mulheres, crianças, jovens e idosos. A copa do mundo pode aproximar pessoas. Nesta época, conversar sobre o assunto pode ser motivo de conhecer o grande amor da sua vida, encontrar o funcionário perfeito, fazer uma nova amizade ou até conquistar uma oportunidade de trabalho.

Muitas empresas têm relacionado seus comerciais e materiais promocionais ao grande evento mundial. Existem promoções já criadas, onde os ganhadores contam com camisas de time de futebol. O profissional de comunicação deve, mais do que nunca, observar e entender as necessidades de seu público alvo e tentar falar na linguagem dele.

Também deve-se entender em que momento é melhor transmitir a mensagem desejada, para saber quando iniciar uma campanha. Muitos publicitários estão vinculando seus outdoors e anúncios em revistas ao tema porque é o que hoje a população quer falar e ouvir. Vocês podem imaginar o quanto subiu o valor de um comercial na rede Globo no intervalo de uma transmissão de um jogo do Brasil? O preço aumentou porque existem algumas certezas: pelo menos 90% da população está em frente à TV naquele momento, sendo que são pessoas de todas as idades, inclusive crianças.

Citarei um exemplo clássico para que todos compreendam o poder do uso correto do marketing. Promoção Palpite Campeão: este é o nome da nova campanha publicitária do Mac Donald´s. Além de criarem lanches referentes aos Países que participam da copa do mundo, ainda promoveram uma brincadeira para que seus consumidores palpitem para tentarem acertar os placares dos jogos da copa do mundo. Mudaram todo o material institucional da marca, incluindo referencias alusivas à copa. O site da empresa, www.mcdonalds.com.br, também foi reformulado e traz seu design todo com referencia ao grande evento, que todos os brasileiros esperam ansiosamente.

O Brasil é o único País a participar de todas as copas do mundo, desde a primeira em 1930. Desde lá tivemos somente uma suspensão do evento, de 1942 a 1946, por conta da 2ª Guerra Mundial. São muitos anos de história. Não é a toa que essa paixão nos acompanha há tanto tempo. Durante o evento, que se inicia no mês de junho, jornais e revistas terão de adaptar-se a um único assunto. Para isso, terão de criar matérias relacionadas ao tema, promover em seu site fóruns de debates sobre a copa e ainda prestarem serviços de informação, seguindo um critério rígido de acompanhamento e transmissão dos jogos. Quando não estiverem passando jogos, as redes de TV devem criar mesas redonda e outros programas relacionados. Isso tudo porque as emissoras devem transmitir o que o seu público quer assistir.

Acompanhei em um telejornal esta semana o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aos jogadores de sua seleção. Ele disse que os americanos não são tão ligados a este futebol em seu País, mas afirmou que deseja muita sorte a eles no maior palco esportivo do mundo. Ele sabe que a maioria dos Países em todo o Mundo acompanham a COPA DO MUNDO, que acontece somente a cada quatro anos.

Toda a comunicação que se referir a este evento, daqui pra frente, terá tamanha visibilidade e atrairá diferentes públicos. Comunicadores, estejam atentos ao evento, pois a população vive neste momento antenada a toda e qualquer informação sobre o assunto.

Por Juliana Destro Facuri

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A DFpress é uma empresa de comunicação corporativa, com foco em assessoria de imprensa. Ela é dirigida pela jornalista Juliana Destro Facuri, formada pelas Faculdades Integradas de São Paulo – FISP – FMU. No mercado há 16 anos, dirige todos os trabalhos e coordena minuciosamente os projetos e estratégias aplicadas. Trabalhou em agências com níveis de excelência reconhecidos pelo mercado, gerenciando a comunicação de grandes empresas nacionais e multinacionais. Foi responsável pela criação de departamentos de comunicação em diversas organizações. Atuou como repórter de jornais e free lancer de revistas (O Estado de S. Paulo / Jornal da Tarde / Guia de Fornecedores da Construção, Revista Consulte Arte & Decoração / Revista Mão na Massa e Revista Construlista). Antes de fundar a Dfpress, na cidade de Jundiaí, atuava como assessora de imprensa em São Paulo, atendendo destacadas empresas, como Walt Disney Company, All Star, Josapar, Laticínios Milenium e outras.

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